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redes sociais e aqui você encontra conteúdos sobre
relacionamento, monitoramento e atendimento nas mídias sociais.

Utilizar o social media listening para potencializar o seu marketing de conteúdo

Gestão de Marca - Publicado em 20 de Outubro de 2015

A cada ano o conceito de marketing de conteúdo se torna mais significativo para as empresas que atuam no segmento online. Com a ascensão das mídias sociais e do conceito de multicanalidade, ouvir e observar o comportamento dos consumidores se tornou algo imprescindível para melhorar a produção de conteúdo, potencializar resultados de vendas e aumentar as taxas de conversão e engajamento nas redes sociais.

Os novos consumidores não aceitam mais a abordagem do marketing tradicional. Atualmente, eles só se permitem se relacionar com uma marca ou produto quando se sentem suficientemente compreendidos e seguros para tomar decisões de compra. Confira algumas recomendações sobre como as empresas podem estabelecer as bases de uma estratégia de conteúdo forte e sustentável, por meio da estratégia de social media listening.

Abra seus ouvidos para a multicanalidade

Antes mesmo de adotar uma estratégia para desenvolver novos conteúdos, entenda que existem diversos perfis de consumidores, e que, estes, se diferenciam pelos interesses e pelo uso dos canais durante as experiências de consumo. Para captar a atenção de seus consumidores, não basta apenas adotar os canais ou formatos mais populares. É preciso ouvi-los para descobrir em quais mídias eles tem maior participação e que tipo de conteúdo e formato eles preferem consumir. A melhor forma de ouvir e se relacionar com esses consumidores, que estão constantemente conectados em diferentes mídias em tempo real, é por meio plataformas multicanais que oferecem serviços integrados de monitoramento, atendimento e um CRM para compilar os dados de cada usuário.

Crie personas

Após definir os principais canais é preciso aprender a reunir insights. Afinal, como você espera fazer conteúdo adequado ao seu público se não souber com precisão os desejos e necessidades de quem lê, assiste ou ouve o seu conteúdo? No lugar de despejar conteúdo desenvolvido com base no seu posicionamento, experimente ouvir o que os consumidores estão falando sobre sua marca, seus produtos, seus serviços e seus concorrentes. Elencar os termos-chave mais relevantes para a sua marca e monitorá-los é uma das melhores formas de compreender quais são os comportamentos e as percepções de valor dos seus consumidores. Depois disso, analise esses dados e crie um personagem, uma “persona”, que represente esse grupo de consumidores. Você entenderá melhor o que o público espera e, ainda, terá insights sobre como qualificar o relacionamento entre a marca e o consumidor. É comum que empresas criem “personas” com base em suas suposições. Ao fazer isso o processo de descoberta dos hábitos é dispensado e a persona acaba sendo reflexo do que os produtores de conteúdo acreditam que ela seja.

Resolva problemas e entretenha

Depois de identificar o que é relevante para seus consumidores, é hora de sair do nível estratégico e ir para o nível operacional e produzir conteúdo! Com base nos dados coletados no monitoramento, desenvolva conteúdos que se alinhem a percepção de valor das personas criadas para representar seus consumidores. Mas lembre-se de que conteúdo é conteúdo e propaganda é propaganda. Um atrai a audiência, o outro turbina o processo de conversão. Portanto, foque se em desenvolver conteúdos que solucionem problemas e necessidades identificadas no monitoramento, ou que entretenham seus clientes com base nos desejos expressados por eles. Existem quatro tipos de conteúdos que podem ser produzidos com base no monitoramento:

Informativo – Informa sobre o mercado, apresentando ao público fatos e dados estratégicos para tomada de decisão;
Educativo – Compartilha conhecimento com o objetivo de ensinar algo ao público;
Entretenimento – Inspira, cativa diverte e emociona o público. Gera experiências emotivas entre as marcas e o consumidor para qualificar o relacionamento;
Youtility – funciona como uma ferramenta para resolver um determinado problema identificado no monitoramento.
Alguns dos principais formatos usados em estratégias de marketing de conteúdo são: Livros, E-books, Papers, Cases (estudos de caso), Infográficos, Pesquisas e Apresentações.

Gerencie leads gerados

Por fim, as ferramentas multicanais estão aí para ajudar a gerenciar lides comerciais (possíveis clientes) desde os eu primeiro contato com o conteúdo produzido e a marca até o fim do processo de vendas. Plataformas multicanais como o Seekr Monitor, por exemplo, mostram informações detalhadas de cada contato e histórico de interação.

Artigo de Ricardo Heidorn, Chief Executive Officer da Seekr – Originalmente publicado no ADNews

 

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