Seekr Blog

A Seekr, assim como você, ama ficar ligada nas principais tendências das
redes sociais e aqui você encontra conteúdos sobre
relacionamento, monitoramento e atendimento nas mídias sociais.

Como utilizar o Big Data nos seus negócios

SAC 2.0 - Publicado em 07 de Janeiro de 2016

Mesmo sendo considerado a solução para certos problemas estratégicos e de relacionamento de empresas, o Big Data ainda é um conceito ao qual o mundo está se adaptando. Contudo, desde seu surgimento – em meados de 1996 com o Google –, muitas organizações de médio e pequeno porte já são adeptas desta tecnologia que, quando bem aplicada, pode mudar completamente (e para melhor) o rumo dos seus negócios e ajudar no SAC 2.0. Para isso, é preciso saber exatamente o que é e para que serve o Big Data.

Então, como isso funciona?

Em tradução literal, Big Data significa “Grandes Dados”. Porém, ele não tem nada a ver com o tamanho dos dados a serem analisados, mas sim com os famosos 3 V’s que fundamentam e explicam melhor esse conceito: Volume, Velocidade e Variedade.

O Volume é referente à grande quantidade de dados que uma empresa reúne, tanto internos quanto externos. A Velocidade ajuda na otimização do processamento deste grande volume de dados criados na internet e que podem ser úteis para você. E a Variedade representa a diversidade dos dados reunidos que podem te ajudar a identificar novas tendências de mercado, aumentar vendas e até identificar algum post compartilhado envolvendo sua empresa.

Com esta otimização e a melhora na qualidade da análise, também é possível obter informações em um espaço de tempo ainda menor. Desta maneira, as empresas que conseguem aplicar com sucesso o Big Data em seu sistema garantem uma vantagem positiva sobre a concorrência, uma vez que podem avaliar muito mais informações antes da tomada de decisão.

E agora, como aplicar o Big Data na minha empresa?

Antes de tudo, vale lembrar que esta otimização analítica e solução de problemas só ocorre quando as pessoas responsáveis por executar esta tarefa são qualificadas e conhecem as estratégias utilizadas pelo mercado. Pessoas que não só entendam sobre tecnologia, mas que tenham experiências em áreas como gestão, marketing e estatística, por exemplo.

Hoje, o Big Data permite a aplicação de diferentes técnicas em inúmeros cenários e segmentos dentro do mundo dos negócios. Para que isso funcione, os responsáveis pelas frentes de negócio e atendimento da empresa precisam identificar o problema a resolver e, então, definir quais táticas devem ser utilizadas.

 

    Responder

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *

E aí, pronto para começar?

Insira seu e-mail comercial