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Dicas sobre como lidar com crises de imagem

Gestão de Marca - Publicado em 25 de Novembro de 2015

Uma pesquisa da Deloitte feita com mais de 300 líderes de empresas, mostrou que crises de imagem têm impacto direto no faturamento, principalmente para as companhias que lidam com o consumidor final. O estudo mostra que 41% dos que enfrentaram situações assim notaram queda nas receitas e perda no valor de marcas.

Leia mais

>> Como gerenciar uma crise em mídias sociais

Lide de frente com a crise de imagem

  • Investigue o problema

Ter clareza sobre o que exatamente está acontecendo e qual é o real problema é o primeiro passo para definir como enfrenta-lo. Utilize uma ferramenta de monitoramento para reunir informações relevantes ou até converse com quem está diretamente ligado ao problema (seja o responsável ou não) para avaliar a dimensão do caso.

 

  • Se posicione

O famoso “nada a declarar” é a frase proibida na maioria dos casos. A empresa precisa posicionar sua visão e manter os públicos informados sobre a solução para o problema.

A ideia é centralizar as informações em um porta-voz para não parecer que a empresa está desalinhada. Em seguida, fale diretamente com os afetados e, se necessário, emita notas de esclarecimento.

 

  • Mostre resultados

A crise só vai ser encerrada quando resultados práticos surgirem como consequência das ações da marca perante o caso. Por isso, é necessário que a empresa planeje alguma ação de “finalização” da crise, desde entrevistas para canais de televisão, mídias sociais, rádio até comunicados oficiais.

 

 

REFERÊNCIA:

LAS CASAS, A. L. (Coord.). Novos rumos do marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

 

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