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Defina a sua estratégia de monitoramento de mercado

Monitoramento - Publicado em 06 de Janeiro de 2016

O monitoramento de mercado (ou dos concorrentes) pode ser definido como o acompanhamento de informações que impactam nos resultados do seu segmento de atuação. Entre os objetivos alcançados com essa prática é possível citar o conhecimento a respeito dos desejos e necessidades dos consumidores, a descoberta de tendências do mercado e a detecção de riscos para o seu negócio.

 

A partir daí, definir as melhores estratégias para a sua marca e trabalhar em cima de alternativas que façam o seu negócio crescer torna-se um trabalho mais assertivo. E isso pode ser um grande diferencial na hora de superar as expectativas dos clientes.

 

Como fazer?

Para monitorar a concorrência de forma adequada, o primeiro passo é definir o que será analisado. Assim, você pode descobrir quais são os canais de relacionamento que o concorrente utiliza com os clientes, com que frequência ele interage com os consumidores nas mídias sociais, se a estratégia dele é mais agressiva ou mais passiva, qual é o perfil do cliente que se torna mais engajado com a marca, entre outros.

 

Então, é possível usar este volume de informações para aprimorar os seus processos internos, garantir a satisfação dos seus clientes e atingir novos consumidores. Além disso, esta avaliação é uma tarefa importante para acompanhar o processo de evolução do mercado de uma maneira geral.

 

Por que é importante?

Você conhece aquele ditado que diz que é importante manter os amigos por perto e os inimigos mais perto ainda? Esta frase define bem algo que você nunca pode esquecer: os consumidores que procuram o seu concorrente também podem ser clientes seus.

 

Aproveite as facilidades que a tecnologia proporciona e use os canais online para conhecer as ações de quem disputa o mesmo mercado que você, otimizar o seu atendimento e entender o que faz com que os usuários engajem-se com determinadas marcas. Aprender com os erros do concorrente ajuda na descoberta das oportunidades de negócio.

 

 

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