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Como identificar um brand lover na rede

Monitoramento - Publicado em 14 de Dezembro de 2015

Caracterizado pelo imediatismo, o mundo atual é voltado para a fidelidade e relacionamento das marcas com seus consumidores. E um dos públicos mais importantes para toda empresa são os chamados brand lovers, aqueles que permanecem ao lado da marca de mente e coração, mostrando sempre sua preferência por ela.

Mas cuidado: esses casos de amor precisam ser estrategicamente encaminhados – e o primeiro passo é identificar esse tipo de público. Você pode fazer isso por meio de um monitoramento e alguns truques para saber identificar esse público. Veja quais são:

Elogios

Por consumir com certa frequência o que a marca pode oferecer, esse é o tipo de público que elogia seu produto ou serviço desde a atendente na loja, no site ou mídia social da marca até como forma de recomendação em suas próprias páginas na internet.

Um estudo da Nielsen mostrou que 70% dos participantes da pesquisa consideram as análises de outros usuários a forma mais confiável de conhecer um produto – número 15% maior do que há cinco anos, segundo o instituto. Os comentários da rede só perdem para conselhos dados por pessoas próximas – que também marcam presença on-line –, considerados fontes seguras por 90% dos pesquisados.

Ou seja: quanto mais elogios melhor. E quanto mais você continuar este relacionamento com os consumidores, mais eles retornarão e, possivelmente, se tornem brand lovers.

A experiência com a marca é mais importante do que os produtos ou serviços, de fato

O destaque dos elogios é para a experiência que a marca traz ao consumidor e não ao produto ou serviço em si. Atualmente os consumidores estão optando por quem os incentivem a aproveitar oportunidades e as tornem experiências inesquecíveis.

Aliás, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela empresa Gartner, o principal desafio das empresas para os próximos anos é a experiência do consumidor – enquanto 89% das pesquisadas esperam no ano que vem competir no mercado principalmente com base na experiência oferecida ao consumidor, em 2017, espera-se que 50% dos investimentos destinados a produtos de consumo, sejam redirecionados a inovação da experiência do cliente.

 

Engajamento com a marca nas mídias sociais

Com o consumidor mais exigente e conectado, a conquista por engajamento cresce a cada ano. Isso acontece porque quando o engajamento é muito forte, os consumidores se tornam fãs e defensores que também tendem a comprar com regularidade (olá, brand lovers).

 

 

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