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Como construir personas utilizando monitoramento das Mídias Sociais

Monitoramento - Publicado em 09 de Novembro de 2015

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Como parte de um bom planejamento estratégico de comunicação online, a criação de personas é um dos pré-requisitos para acertar na definição do público-alvo.

 

As personas são personagens criados para ajudar a compreender quem é seu público-alvo e do que ele precisa. Isso é feito a partir da personificação – com características de pessoas comuns – dos diferentes grupos de clientes da marca, além de permitir a adaptação de linguagem e abordagem do conteúdo de acordo com suas características.

 

Quanto melhor você conhecer a pessoa para a qual pretende vender um produto, maiores serão as chances de cativá-la e torná-la fiel à sua marca.

 

Mas, essas personas não podem ser criadas por meio de suposições ou palpites. Quanto mais fiéis à realidade, maior será seu valor para a estratégia de marketing. Por isso, o monitoramento de redes sociais é um grande aliado no momento de “desenhar” a personalidade de seu público.

 

Avaliando as interações com a marca, você pode determinar itens como idade, sexo, nível educacional e ocupação. Além disso, para entender suas ambições, seus objetivos e dificuldades, pode-se fazer uma análise mais profunda de perfis específicos que tenham características similares à persona que você está desenhando.

 

Se você quer desenhar personas para sua empresa, o primeiro passo é avaliar as interações com a marca para determinar dados demográficos do seu público. Por exemplo, se 30% das menções são feitas por homens e 70% por mulheres, você já pode partir do princípio de pelo menos um personagem masculino e dois femininos.

 

 

A Seekr pode te ajudar a monitorar essas personas

Com dados extraídos do monitoramento, é possível ter qualidade nas informações, sendo mais assertivo e, assim, obtendo o sucesso da estratégia. O foco é sempre no detalhe: quanto mais detalhada for a personalidade dessa identidade, maior será o sucesso da estratégia.

 

Na plataforma da Seekr você consegue segmentar as menções por idade e sexo dos usuários, por exemplo, e monitorar apenas uma área geográfica, além de obter menções de determinadas palavras em áreas públicas das redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, entre outras.

 

 

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