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relacionamento, monitoramento e atendimento nas mídias sociais.

Central de Comando: conheça os principais indicadores para o seu negócio

Monitoramento - Publicado em 31 de Maio de 2017

A infinidade de dados coletados por meio das interações nas mídias sociais transforma o processo de análise de resultados em uma tarefa densa, complexa e lenta. Afinal, essas informações podem ser interpretadas e organizadas das mais diversas formas, e é preciso filtrar com atenção para definir aquilo que é realmente relevante para o seu negócio.

Para solucionar questões desta natureza, as marcas apostam em soluções tecnológicas inteligentes e flexíveis como a plataforma da DT+Seekr. Com ela, é possível atender, monitorar, relacionar e, ainda, organizar os dados coletados em uma única tela – a Central de Comando, que reúne mais de 130 indicadores que a sua marca aproveita no dia-a-dia, atualizados em tempo real.
A Central é completamente personalizável. O usuário pode criar painéis personalizados em poucos cliques, reunindo indicadores de todas as fases do processo de monitoramento em uma só tela – ou, quem sabe, desenvolver um painel para cada uma das etapas.

 

  1. Indicadores de Monitoramento

Dentre os principais indicadores de monitoramento disponíveis na Central de Comando, encontramos as avaliações automáticas em monitoramento e o alcance nas mídias sociais. A primeira permite uma visão dinâmica do número de polarizações, tags atribuídas às publicações e exclusões efetuadas. Por meio dela, o gestor obtém os dados mais gerais do monitoramento realizado e pode perceber anormalidades mais rapidamente.

Enquanto isso, os índices de alcance nas mídias sociais mostram o número de pessoas que foram atingidas pelas suas intervenções nas redes – proporcionando a adequação pontual de ações, conteúdos e linguagem utilizados nos meios digitais. Com a DT+Seekr, as correções necessárias no planejamento de marketing digital podem ser realizadas em tempo real, atingindo resultados e objetivos mais rapidamente.

 

  1. Indicadores de Atendimento

Na seção de atendimento, chamamos a sua atenção para os seguintes indicadores: efetividade de chamados, ranking de equipe de atendimento e polaridade de chamados. No primeiro, podemos observar o volume de chamados finalizados, respondidos e em aberto. Estes números ajudam o gestor a observar efetividade e agilidade no atendimento ao cliente via mídias sociais, fatores que refletem diretamente na produtividade da equipe.

A propósito, o ranking de equipe mostra os dados individuais de cada atendente, tornando a avaliação do grupo de funcionários mais direta e objetiva e facilitando correções imediatas.

Já a polaridade de chamados quantifica a satisfação do seu cliente quanto ao atendimento recebido. Este índice é o mais importante para quem trabalha com o atendimento nas mídias sociais, já que reflete diretamente no relacionamento que a sua marca nutre com a base consumidora e, ainda, pode despertar a necessidade de um trabalho de reversão de más opiniões no pós-atendimento.

 

  1. Indicadores de Engajamento

As marcas que trabalham com conteúdo nas mídias sociais devem prestar atenção redobrada nestes índices. Afinal, o engajamento é muito mais importante para a conversão em vendas do que o alcance. Lembre-se: uma publicação que alcance 10 pessoas e converta 2 em clientes é mais lucrativa para você do que outra que tenha alcançado 100 usuários e converteu apenas 1.

A Central de Comando divide os indicadores de engajamento em quatro categoria, com particularidades diferentes a partir da sua mídia social correspondente: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Em termos gerais, destacamos aqui os índices de efetividade de engajamento e ranking de concorrentes.

 

Indicador de Engajamento - DT+Seekr

 

Enquanto isso, o ranking de concorrentes permite que você se mantenha atualizado sobre como está agindo a sua concorrência – facilitando a busca por diferenciais competitivos.

 

  1. Indicadores de Publicações

Os indicadores de publicações, assim como os de engajamento, são subdivididos entre as redes sociais pré-definidas. A polaridade dos comentários, palavras mais citadas nos comentários e interatividade nas publicações são os três itens fundamentais deste tópico.

As palavras mais citadas nos comentários aparecem em formato de nuvem: quanto mais vezes um termo for citado, maior a sua relevância e, portanto, maior a sua dimensão gráfica no indicador. Ele alimenta diretamente o indicador de polaridade dos comentários: afinal, palavras definidas como positivas indicam comentários favoráveis, e assim por diante.

Enquanto isso, a interatividade das publicações é medida por curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets. Dentro do universo de cada mídia social abordada aqui – Facebook, Twitter, Instagram e YouTube – elas são dispostas e caracterizadas em quadros individuais.

 

  1. Indicadores do Google Analytics

A Central de Comando da DT+Seekr pode, ainda, gerar dados a partir do cadastro do seu Analytics. Desta forma, as métricas dos seus sites e blogs podem ser incluídas sob o mesmo padrão e organização dos dados provenientes das mídias sociais.

Os indicadores de Google Analytics mais importantes são os de número de visualizações por página, taxa de rejeição e duração média da sessão. O primeiro mostra o número total de page views do seu portal dividido proporcionalmente entre as páginas: ou seja, é possível ver com clareza quais os conteúdos que têm maior potencial de atração no seu público-alvo atual.

A duração média da sessão mostra o tempo médio que cada usuário passou no seu site/blog. A absorção dos conteúdos veiculados por lá pode ser discutida a partir deste número: afinal, ninguém quer criar um conteúdo que não vá ser consumido em sua totalidade. Por fim, o indicador de taxa de rejeição mostra a porcentagem de visitas de página única: ou seja, o usuário abriu e fechou o seu portal logo em seguida, não retornando no futuro.

Todos os setores da sua empresa são beneficiados com a análise correta das métricas sociais, em função do fortalecimento das suas relações com a base consumidora e da riqueza de dados obtida. As informações coletadas – e organizadas na Central de Comando – servem para entender quem é o seu consumidor e quais as suas principais necessidades, personalizando assim as suas ações midiáticas e ofertas da sua marca.

Lembramos, ainda, que a plataforma DT+Seekr colabora na obtenção destes dados para a sua marca, de forma automatizada e dinâmica, além de fornecer opções inteligentes para o melhor atendimento possível ao cliente nos meios digitais. Portanto, não hesite na hora de apostar em plataformas de gerenciamento como a nossa.

 

Ficou com alguma dúvida sobre os benefícios de contar com a Central de Comando? Entre em contato com a DT+Seekr e descubra tudo o que podemos fazer pela sua marca!

 

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