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redes sociais e aqui você encontra conteúdos sobre
relacionamento, monitoramento e atendimento nas mídias sociais.

Aumente o potencial de seus produtos e serviços com o monitoramento

Monitoramento - Publicado em 11 de Janeiro de 2016

Marcas que estão presentes nas redes sociais são capazes de estabelecer uma relação de confiança e fidelidade com os clientes. Dessa maneira, se fortalecem e tornam-se aptas para contornar obstáculos e críticas que podem surgir a qualquer momento. Mas, como é possível utilizar as informações coletadas nas redes sociais para melhorar sua entrega e estreitar seu relacionamento com esse consumidor?

 

Em um ambiente tão dinâmico, qualquer ruído pode prejudicar sua estratégia e tentar controla-los pode piorar ainda mais a situação, o que nos leva a considerar a melhor opção para solucionar esse tipo de problema: o monitoramento. De início, o monitoramento permite não só acompanhar elogios e críticas à sua marca, como também pode indicar quais redes possuem um retorno de capital maior, onde estão e quem são seus usuários, identificar possibilidades de ações e novas tendências, prever crises e os passos da concorrência, entre outros. Porém, o grande desafio hoje é integrar essas mídias aos objetivos de negócios de cada marca.

 

MONITORAMENTO

Para iniciar um planejamento estratégico de monitoramento é necessário definir algumas perguntas primordiais para a elaboração de um briefing. Essas perguntas permitirão que você foque seus esforços nos diferentes pontos a trabalhar: marcas, canais, produtos, inovações, relacionamento, campanhas e/ou concorrentes.

 

Quais marcas serão monitoradas? Elas possuem canais nas redes sociais? Seus canais funcionam para solucionar problemas pós-venda? Como as redes sociais contribuem para o desenvolvimento de novos produtos/serviços? Como a concorrência lida com essa demanda? Quais insights podem ser gerados a partir dessas redes? Quais e como certas campanhas dão certos nas redes? O que deu certo e o que deu errado?

 

É importante que os objetivos para cada esfera de negócio não sejam muito ambiciosos se esta for a primeira vez que sua empresa olha para as redes sociais. Como o monitoramento é constante, o ideal é definir pequenos objetivos para acompanhamento e, quando necessário, adaptar novas perguntas para cada oscilação de mapeamento.

 

ANÁLISE

Aqui você precisará de profissionais qualificados para extrair insights e responder as perguntas anteriores com os dados obtidos no monitoramento. É preciso definir como será feita a análise e quais aspectos poderão ser aprofundados.

 

Abandone as métricas tradicionais e tente compreender quais métricas as próprias redes sociais podem lhe oferecer. Dessa maneira, será possível descobrir quais os Indicadores de Desempenho do seu negócio serão atendidos. Por exemplo, uma agência que pode compreender quais horários seu consumidor mais utiliza um produto e então criar ações de relacionamento nestas horas específicas.

 

A análise e monitoramento devem ser tarefas frequentes – mensal, bimestral, etc, – para que seja possível identificar a evolução dos indicadores e como podem ser potencializados.

 

POSICIONAMENTO

A partir dos resultados obtidos anteriormente, aqui você poderá traçar estratégias para posicionar sua marca na mente do consumidor. É preciso compreender padrões perceptivos do cliente nas redes sociais, criar um planejamento estratégico e ajustá-lo de acordo com seus objetivos. Em seguida, defina um cronograma de conteúdos que reflitam os objetivos do negócio e também supram a demanda dos consumidores online, deixando-os satisfeitos.

 

AÇÃO

Chega a hora de executar as estratégias elaboradas nas etapas anteriores. Aqui, os insights e questionamentos identificados anteriormente devem ser transformados em ações de promoção e relacionamento que atenderão aos anseios do consumidor presente nas redes sociais, não só os interesses mercadológicos da empresa.

 

Saber o que o consumidor tem a dizer sobre a sua marca é tão importante para a reputação da sua marca como para aprender e aperfeiçoar estratégias de gestão. Ao transformar seu discurso em diálogo, será possível se relacionar com o cliente de maneira mais próxima e ele passará a ter grande influência no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

 

 

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