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Atendimento pós-venda pode evitar uma crise

SAC 2.0 - Publicado em 21 de Dezembro de 2015

Já falamos sobre a importância de planejar ações para cada data comemorativa em específico (lembra?), mas você sabia que o momento pós-data comemorativa é tão decisivo quanto o pré? Nesse sentido, o atendimento online, ou o chamado SAC 2.0, pode ser muito útil.

Ao longo de períodos de datas especiais (como o natal e suas confraternizações) é necessário reforçar ainda mais o atendimento do público por inúmeras razões. E nesses momentos o que torna seu atendimento crucial para evitar uma gestão de crise.  Veja como se preparar para estes casos, principalmente porque o Natal está chegando aí.

A importância do atendimento no pós-venda

Um atendimento com continuidade no pós-venda resolverá muitos problemas antes de que eles aconteçam – isso porque essa é a fase de muitas reclamações (desde produtos que chegaram errado até aqueles que chegaram com defeito) e também porque é o momento perfeito para fidelizar ainda mais os clientes.

Estabeleça um relacionamento com seus clientes em casos de troca de presente ou até divulgando novas oportunidades de negócio com ele. Além disso, este é o período perfeito para avaliar toda sua ação para determinada data comemorativa – identifique os pontos fortes e fracos da campanha e use-os a favor das suas próximas ações.

Sabia que fidelizar clientes tem menos custo?

Segundo Phillip Kotler, um dos “pais” do marketing, a fidelização de clientes é importante por 5 motivos:

– Clientes podem custar até 5 vezes menos do que prospectar novos clientes.

– Considerando que perde-se, em média, 10% de clientes por ano, a redução pode aumentar os lucros de 25% a 85% ao ano.

– A taxa de lucro aumenta por tempo de permanência do cliente fidelizado.

– O pós-venda eficaz é bom marketing para a sua loja virtual

– Qualquer cliente irá compartilhar (com amigos, família, colegas) sua experiência com a marca – tanto se for um bom atendimento pós-venda quanto uma experiência negativa.

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