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As selfies como estratégia de marca

Gestão de Marca - Publicado em 08 de Fevereiro de 2016

Em 2014, a eMarketer previu que mais de dois bilhões de pessoas no mundo terão um smartphone em 2016 – naquele ano, o Brasil era o sexto maior mercado de smartphones! E por falar em smartphone, o que seriam deles sem a famosa selfie? O autorretrato é uma febre mundial, principalmente no Brasil, onde 90% da população faz selfies, sendo que 58% tiram este tipo de foto quase todos os dias e 12%, diariamente.

Ao ponto em que novas tendências surgem, esta mania mundial pode ser uma ferramenta poderosa na sua estratégia digital.

O desafio das marcas: aproximar-se ainda mais do seu público

A aproximação com o público é o objetivo central, e a humanização do negócio é só o primeiro passo desta estratégia. Quando a marca deixa de ser somente um logo e passa a ter personalidade, ela mostra um nível humano que a deixa real e acessível para todos os públicos, até para aqueles que ainda não são consumidores da marca. Esta humanização gera identificação entre a empresa e seu público e, quando os consumidores se identificam com a marca, tendem a ser mais fiéis e leais.

Resta às marcas identificar oportunidades para se inserirem no “momento selfie” das pessoas e conquistarem o tão sonhado engajamento e mídia espontânea.

Mas como fazer dar certo? A ciência te explica!

Não se engane ao achar que se todas as marcas estão fazendo, você também deve entrar na moda. Inserir a estratégia da selfie é mais complicado do que parece. Alguns profissionais de marketing explicam que há 3 características em comum no conteúdo visual de todas as campanhas de sucesso nas mídias sociais. São elas:

Autenticidade

Uma vez que a maior parte dos consumidores gasta bastante tempo nas mídias digitais atualmente, todo o esforço de presença de marca nestas plataformas precisa ser autêntico.

Conteúdos mais originais, como selfies e vídeos similares, devem ser o destaque da estratégia, pois é este tipo de mensagem que fará o consumidor compartilhar seu entusiasmo com o conteúdo. Aliás, um adendo aqui: neste estudo foi comprovado que 74% dos consumidores afirmam que suas decisões de compra são influenciadas por marketing boca-a-boca.

Simetria

Qualquer artista sabe o quão poderosa uma imagem convincente pode ser em fazer-nos querer qualquer produto que se está promovendo, e isso se deve à beleza de uma simetria bem feita. De acordo com Ellen Dissanayake, antropólogo da Universidade do Texas, “se você criar coisas belas, você estimula a mente a entregar prazer”. No mundo do marketing, quanto mais prazer, melhor, pois quando o desejo entra em ação, há uma boa chance de os consumidores tomarem decisões de compra.

Com as selfies, a simetria é questão de melhor ângulo e posição do produto ou modelo da foto.

Simplicidade

Enquanto a simetria estimula o prazer no cérebro, a simplicidade é a chave para selar o acordo. Quando a apresentação do produto é feita de uma maneira simples e direta, ela se torna mais bem sucedida.

 

Leia mais:

>> Os GIFs como estratégia de conteúdo visual para sua marca

>> Como o público de 13 a 24 anos usa o Instagram

 

 

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