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Ano novo, estratégia digital nova

Gestão de Marca - Publicado em 04 de Janeiro de 2016

Após conhecer as principais tendências do marketing para 2016, chegou a hora de traçar as melhores estratégias para o ano novo. Para isso, separamos oito passos para quem busca a efetividade do seu plano estratégico digital de 2016. Confira:

 

  1. Monte uma equipe

Você não quer ter apenas um colaborador encarregado de cuidar da sua estratégia digital, certo? Em vez disso, procure envolver toda a sua equipe. Provavelmente, todos serão beneficiados ao ver como os clientes respondem ao esforço de um time inteiro que desenvolve estratégias, implementa e gerencia os canais de comunicação.

  1. Ouça e compare

Antes de começar a criar conteúdo, descubra o que as pessoas estão falando sobre o seu nicho de mercado. O seu público-alvo está lá, você só precisa alcançá-lo. Alguns softwares podem lhe ajudar nesta tarefa.

  1. Qual é o objetivo?

Algumas estratégias precisam da motivação do líder. O que a sua empresa quer conseguir do público? A percepção da marca? Vendas? Fidelização e retenção? Você, provavelmente, quer todos eles. No entanto, é importante focar em um e desenhar a sua estratégia em cima disso. Então, conforme os seus esforços evoluem, reavalie a estratégia.

  1. Selecione métricas de sucesso

Como você sabe que a sua estratégia está funcionando? Se você já pôs em prática o passo 3, você já sabe o que está tentando atingir. Agora, o que você precisa mensurar para ver se está chegando lá? Qual é o seu indicador-chave de desempenho? Pense além dos likes, follows e cliques e descubra o que realmente mostra que você está conquistando o que quer.

  1. Analise o seu público

Quem são os consumidores que você quer alcançar? Provavelmente, você tem alguns públicos diferentes. São pessoas que já usam o seu produto ou serviço há um bom tempo. Também podem ser pessoas que precisam do seu produto ou serviço, mas que, muitas vezes, não conhecem o seu negócio. Quais são as características desses públicos diferentes? Onde eles estão? O que eles precisam ou querem? E que tipo de mensagem você deveria criar especialmente para unir essas necessidades ou desejos?

  1. Qual é o seu principal negócio?

O seu produto ou serviço pode se relacionar com demandas diversas. E há vários caminhos para atrair as pessoas com informações relacionadas. Mas, qual é o seu verdadeiro valor? Como o público pode entender seu negócio com o coração em vez da mente? Lembre-se: “Disney não é sobre filmes, é sobre mágica” e “Apple não é sobre tecnologia, é sobre inovação”. Qual é o seu negócio?

  1. Como ser mais humano?

As mídias sociais são lugares onde pessoas se conectam entre si e não onde empresas se conectam com pessoas. Então, busque maneiras de humanizar esta comunicação.

  1. Crie um plano para cada canal

Cada plataforma é diferente. Algumas são ótimas para a publicação de imagens. Outras são melhores para postar textos. Uma vez que você sabe o que quer comunicar e qual tipo de relação quer construir, faça um plano para cada canal. O que você irá publicar no Facebook? O que irá publicar no Instagram? Pense nos pontos fortes e fracos de cada mídia social e trabalhe nisso.

 

 

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