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Alinhe o time de vendas com a equipe de redes sociais

SAC 2.0 - Publicado em 09 de Dezembro de 2015

Líder no tempo gasto nas redes sociais, o Brasil tem média 60% maior do que a do resto do mundo, segundo a pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015” (Digital Future Focus Brazil 2015), divulgada pela consultoria comScore.

Com esse tanto de tempo dedicado às redes sociais, essas plataformas se tornam ferramentas essenciais para a aproximação com o público-alvo de cada marca, gerando insights preciosos tanto para quem planeja a comunicação com seu público quanto para quem está à frente do time de vendas.

O time de vendas possui autonomia, mas não pode ser uma área que trabalha individualmente focada apenas nos números e metas de suas vendas. A cultura da cooperação e compartilhamento de conhecimentos entre os times de vendas e mídias sociais precisa estar inserida no cotidiano da empresa: buscando um melhor atendimento, uma vez que terão um entendimento de quem é e o que deseja o público da marca – e isso ainda fará com que o time de vendas tenha uma maior dimensão do trabalho e dos consumidores e, assim, poderá até gerar mais vendas.

Para que esse alinhamento entre os times aconteça, veja algumas dicas importantes:

Treine as equipes de redes sociais e vendas juntas

O treinamento conjunto fará com que os objetivos da marca estejam alinhados com todos. Neste treinamento cada colaborador saberá exatamente o seu papel e como sua função serve de base para o trabalho de outro colega de trabalho – isso fará com que todos se integrem e saibam os processos de trabalho para que não haja falta de comunicação.

Conheça bem seu produto/serviço – e troque essas informações com os times

Com o intuito de ter o melhor produto ou serviço do mercado, o vendedor precisa de conhecimento técnico, conhecer seus benefícios e aplicações para que tenha chances de conseguir boas vendas.

Segundo pesquisa da Nielsen, provedora global de informações e insights sobre consumidores, o desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais. Por isso, incrementar o estudo dos vendedores, é necessário insights da opinião dos consumidores online, vindos do time de mídias sociais, para que o time de vendas saiba quais atributos destacar no produto ou serviço (e conquistar, de fato, a venda).

Além disso, a velocidade de mudança de informações é grande. Por isso é necessário que o vendedor seja sempre atualizado das novidades para não perder seu conhecimento em mercado e nos produtos/serviços.

Feedback dos erros

As suposições dos erros podem ser um tiro no pé das duas equipes. O gestor das equipes precisa reconhecer os erros e repassá-los para o time, assim as próximas atitudes dos funcionários podem ser diferentes e não persistir no erro.

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>> Como gerenciar uma crise em mídias sociais

 

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