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A importância da estratégia de monitoramento da concorrência

Monitoramento - Publicado em 07 de Dezembro de 2015

Além de se relacionar com o público e promover ações que visem o lucro da marca, as estratégias de monitoramento da concorrência também devem ser igualmente levadas em consideração no plano de comunicação da empresa.

Estar atento ao que seu concorrente está produzindo, como está se relacionando e até as melhorias do seu produto ou serviço podem render boas oportunidades de negócio para sua marca. Para isso existe a estratégia de monitoramento da concorrência, que consiste em acompanhar as ações da concorrência por meio de monitoramentos específicos.

Contudo, não entenda mal: a estratégia não é só baseada neste “acompanhamento” da concorrência. Ela visa interpretar como o mercado recebe e reage às ações do concorrente, bem como identificar novas oportunidades (desde o relacionamento com o cliente até a venda do produto ou serviço) para que sua marca planeje e se posicione para estar um passo à frente de seus concorrentes. Lembre-se: o cliente do seu concorrente também é seu cliente.

Por isso ela se torna tão importante: ao encontrar novas possibilidades de relação com o cliente, é possível aperfeiçoar a relação já existente e apostar no engajamento com seu produto ou serviço – sempre aprendendo à detectar novas oportunidades de negócio.

 

Concorrência

 

Quer começar uma estratégia de monitoramento da concorrência e não sabe como?  Veja algumas ideias:

 

Monitore em tempo real

Um monitoramento em tempo real para todas as mídias sociais, blogs e sites é o começo da sua estratégia. A ideia de ser em tempo real dará tempo para que sua marca tenha conhecimento de determinada ação ou posicionamento do concorrente e se prepare para se posicionar também ou analisar a situação.

Para te facilitar, você pode usar a plataforma Seekr, que irá monitorar para você qualquer palavra que quiser em várias mídias sociais.

 

Acompanhe o concorrente

A análise e avaliação das ações tomadas pelos competidores em momentos de crise ajuda na tomada de decisões e na elaboração de novos planos de negócios. A partir daí é possível fazer previsões e manter a organização preparada para novas tendências.

 

Crie novas estratégias

A partir dos insights dos monitoramentos, sua marca pode identificar oportunidades de atender demandas carentes ou ainda criar novas estratégias de maneira pioneira.

 

 

 

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