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7 tendências do Marketing Digital para 2016

Gestão de Marca - Publicado em 30 de Dezembro de 2015

Com a chegada do final de mais um ano, é inevitável fugir das previsões para o ano seguinte. E, mesmo sem bola de cristal ou conhecimento em numerologia, é possível sim entender o cenário atual do Marketing Digital e se preparar para o que vem por aí.

Um estudo divulgado pela universidade norte-americana de Duke mostra, com base na pesquisa de opinião de 288 CMOs (sigla em inglês para Chief Marketing Officer), as tendências e percepções para o próximo ano.

De acordo com o estudo, o investimento das empresas em Marketing Digital vai aumentar em torno de 15% em 2016. Para te ajudar a se preparar para este cenário, separamos algumas das principais tendências estratégicas do Marketing Digital para o próximo ano. Confira:

 

  • Inbound Marketing

Destaque em 2015, o Inbound Marketing se mantém nas estratégias digitais de 2016 com ainda mais força. Por meio de uma criação de conteúdo que agregue valor à marca, é possível que uma empresa construa progressivamente um relacionamento com seu público-alvo e, dessa forma, conquiste a confiança e a preferência das pessoas.

 

  • SEO

A importância das menções e seu impacto no trabalho de SEO já está bem consolidada no mercado. A mudança para 2016 está na aposta pelo SEO local. Com o aumento do tráfego por meios mobiles, o processo de otimização de sites para ferramentas de busca deve ganhar ainda mais relevância.

 

  • Conteúdo personalizado

Está cada vez mais difícil separar o alcance orgânico do alcance pago. Por isso, é cada vez mais importante qualificar os seus leads. Como? Usando ambos os conteúdos (orgânico e pago) como ferramentas complementares. Personalizando o seu público-alvo, é possível atingir clientes potenciais mais específicos e interessados em seu produto ou serviço, diminuindo custos, aumentando a geração de leads e gerando impacto positivo no ROI.

 

  • Posts com mais profundidade

Atualmente, as páginas mais bem ranqueadas no Google têm uma média de 2 mil palavras, e posts que têm entre 300 e 500 palavras sequer aparecem na busca. As pessoas não estão buscando apenas dados no Google, mas sim conteúdos completos.

Isso faz do aprofundamento uma das principais tendências de 2016, afetando diretamente o calendário de publicação dos clientes. Ou seja, se antes era normal fragmentar um conteúdo em várias partes e postar três vezes por semana, agora é preferível oferecer o conteúdo na íntegra, uma vez por semana. Planeje seu calendário de conteúdo para 2016 já com isso em mente.

 

  • O poder de decisão do Big Data

Informação nos dias de hoje é poder. Em função disso, o Big Data tende a se tornar cada vez mais importante para o planejamento e definição das estratégias de Marketing Digital em 2016. Para o próximo ano, há a tendência de que novos avanços aconteçam e até mesmo sistemas de inteligência artificial, também conhecidos como redes neurais, venham a ter uma presença cada vez maior no arsenal de ferramentas do marketing online.

 

  • E-mail marketing responsivo

As ações de e-mail marketing se reinventaram para conseguir mais espaço nas estratégias digitais. É o fim do e-mail marketing como veículo de comunicação em massa, como foi tratado no Brasil durante muito tempo, e o retorno da abordagem do marketing de relacionamento.

Para trazer diferencial para sua campanha, aposte em personalização e segmentação. Outra tendência muito forte para 2016 é a adaptação das peças publicitárias desenvolvidas para este meio à realidade multitela e responsiva que vivemos nos dias de hoje.

 

  • Ambiente mobile cada vez mais presente

Estima-se que, atualmente, 3,65 bilhões de pessoas usam celulares no mundo. No Brasil, a estimativa é de que 80% dos usuários têm um smartphone e acessam a internet desta forma durante, pelo menos, 3 horas por dia.

O mobile está presente na rotina dos cidadãos. As pessoas usam o celular conectado à internet para pagar contas, ficar ligadas nas mídias sociais, ler notícias, assistir a vídeos e fazer compras. Em 2016, a base de usuários vai continuar crescendo e as agências e empresas precisam adequar sua estratégia de Marketing Digital também para o mobile. Presença forte nas mídias onde a audiência está (aplicativos como Periscope, Snapchat, YouTube, além de Facebook, Twitter e Instagram), geração de conteúdo específico para mobile (títulos de e-mail mais curtos, por exemplo) e sites responsivos serão primordiais no ano que se inicia.

 

 

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