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5 principais erros ao monitorar marcas nas mídias sociais

Monitoramento - Publicado em 24 de Abril de 2017

É fato: todo mundo, hoje, está na internet. A rede se tornou a arena mundial em que tudo acontece e onde todos se comunicam. Então, sua empresa já tem presença online, seja um site, um blog e/ou perfis em diferentes mídias sociais. É preciso, então, monitorar sua marca nessas mídias. Mas para quê?

Numa sociedade hiperconectada como a nossa, torna-se cada vez mais fundamental para as organizações, interessadas em manter uma presença digital relevante e destacada, investir em um processo de monitoramento que seja muito eficiente, que funcione como uma pesquisa com resultados imediatos.  É por meio dele que se conhece o público, verificando o que agrada ou não, que se analisa qual é a percepção da marca junto aos consumidores ou clientes em potencial e que se conhecem as ações da concorrência.

Em função de tudo isso, o monitoramento pode trazer insights para novas ações ou estratégias, permitir que se conheçam tendências e até mesmo se antecipem crises, entre outras vantagens. Conclui-se, então, que um bom monitoramento é fundamental para qualquer marca que deseje se fazer presente nas mídias sociais.

A seguir, apontamos os 5 principais erros ao monitorar marcas nas mídias sociais para que a sua marca não os cometa. Nossa primeira dica? Ora, contrate uma ferramenta moderna e completa como a que a DT+Seekr oferece, capaz de ajudar sua marca a se destacar nas mídias sociais, engajar e fidelizar clientes – e vender muito mais!

 

  1. Não ter planejamento ou regras

Sua empresa deve ter uma estratégia para o marketing digital, e isso envolve bem mais do que simplesmente ter uma página no Facebook ou um perfil no Twitter. Requer planejamento e regras para que sua marca tenha, de fato, uma presença online relevante, isto é, para que seu negócio não seja apenas mais um na internet.

Comece por escolher em quais mídias sociais sua marca deve estar conforme o perfil do seu negócio e seus objetivos. Para uma empresa ligada à moda, por exemplo, pode ser muito mais importante ter um perfil ativo no Instagram ou no Pinterest que trabalham basicamente com imagens, do que no LinkedIn, que é voltado para relacionamentos profissionais, embora possa ser interessante também usar o Twitter para anunciar promoções.

 

  1. Não saber com quem está falando

Independentemente do setor ou porte da sua empresa, conhecer as personas é fundamental para o seu negócio. Saiba com quem está falando: esta é a única garantia que você tem de estar ativando o público certo por meio de material relevante desenvolvido exatamente para isso.

Portanto, antes de montar pautas e começar a produzir os materiais para o seu site, blog ou perfil social, é fundamental conhecer as características do público a que se destina o conteúdo. Além de saber com quem, você perceberá também como falar. Afinal, sua marca não conseguirá se comunicar com quem não conhece direito, certo?

Neste sentido, uma plataforma de gerenciamento completa como a que a DT+Seekr oferece é de grande ajuda tanto para planejar uma estratégia de relacionamento quanto na hora de saber como falar conforme as personas e as situações do mercado.

 

  1. Não organizar suas palavras-chave

É importante ter uma lista de palavras-chave alinhadas com a estratégia da marca. E, neste caso, é sempre melhor pecar pelo excesso e listar todos termos relacionados ao nicho, produto ou serviço, à empresa, ao mercado… e não se importe se esta lista ficar muito longa. Sempre é possível filtrá-la mais tarde. O estabelecimento de palavras-chave otimiza a busca e a análise dos dados que interessam à marca em meio às informações que circulam pela internet.

 

  1. Não apresentar resultados

Montar uma equipe e apostar em ferramentas de monitoramento exige investimento, e é preciso que se veja claramente o retorno que isso está trazendo para a sua marca. A plataforma da DT+Seekr possibilita a produção de diversos relatórios a partir de diferentes combinações de resultados para serem apresentados à equipe, aos gestores e a quem mais for interessante.

Faça valer as métricas disponíveis na plataforma: demonstre se a empresa está chegando aos objetivos propostos, mostre como a marca era percebida pelo público antes, o que mudou desde o início do monitoramento e apresente os resultados a que se espera chegar nos próximos meses. Com isso, valoriza-se o trabalho da equipe de mídias sociais, que tende a se tornar mais produtiva, além de assegurar que o tempo, o dinheiro e o esforço investidos no monitoramento estão realmente sendo bem empregados.

 

  1. Não apostar na tecnologia

É impensável, hoje, executar com a qualidade necessária um trabalho de monitoramento realmente eficiente sem contar com o auxílio da tecnologia. Para isso, plataformas de monitoramento como a da DT+Seekr, que são capazes de mostrar as informações disponibilizadas em canais como Facebook, Twitter e Instagram em um só lugar, agilizando o trabalho de análise e de repasse das informações, são fundamentais.

Afinal, além de trazer métricas e apresentar oportunidades de mercado, a utilização da plataforma DT+Seekr contribui para um relacionamento sólido tanto entre os colaboradores quanto entre a marca e o seu público. E tenha a certeza de que aquele cliente que percebe que está sendo ouvido e que tem a opinião valorizada volta a procurar sua marca.

Para finalizar, cabe destacar que uma plataforma de gestão moderna e completa como a da DT+Seekr ajuda a acompanhar toda a jornada social do consumidor. Monitorar, atender, relacionar e analisar o seu cliente, o seu mercado (e a sua concorrência), estudar suas interações, criar e manter registros e históricos, oferecendo milhares de relatórios de maneira fácil e objetiva são algumas das vantagens de investir nesta tecnologia.

O objetivo é que você esteja sempre a postos para prestar o melhor atendimento possível ao seu cliente, seja ele da base ou um recém-chegado, e aumentar as chances de realizar boas transações e vender mais. Dúvidas? Fale conosco e saiba mais sobre tudo o que a Seekr pode fazer pelo seu negócio.

 

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