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5 formas de engajar seu consumidor no Twitter

Gestão de Marca - Publicado em 25 de Janeiro de 2016

Cada vez mais consumidores demonstram por meio de suas ações que estão buscando marcas dispostas a se conectar e engajar a partir de conteúdo relevante. E para ser efetivo nisso, é preciso ter a estratégia e as ferramentas certas.

Atualmente, vivemos em um cenário em que há um número maior de consumidores que faz uso (e muito bem!) dos dispositivos móveis, desde pesquisas até compras. Este movimento, de acordo com pesquisa da IBM, reflete em consumidores de conteúdo web mais dispostos a aprender sobre empresas que possam trazer melhorias para suas vidas.

Uma das plataformas mais tradicionais – e antigas, do ponto de vista web – para interação com o público é o Twittter. O microblog evoluiu ao longo dos anos, tornando-se uma ferramenta útil para potencializar o engajamento entre cliente e marca. Por isso, hoje, separamos cinco dicas de como usar o Twitter a seu favor e de seu produto. Confira:

 

 1. Interaja com o consumidor

Estudos de comportamento online comprovam que cada vez mais consumidores valorizam marcas que interagem com o público. Valorize o Twitter corporativo como uma ferramenta de atendimento rápido ao seu cliente. Publique promoções e funcionalidades do seu produto no microblog e esteja pronto para responder de forma ágil e coerente as indagações feitas. SAC via tweet é um passo para a conquista do coração do cliente.

 

2. Invista na sua reputação web

Assim como vimos na primeira dica que o SAC via tweet é uma tendência a ser explorada pelas empresas, uma linguagem e um atendimento personalizado também fazem a diferença. Seu discurso deve ser alinhado e condizente com a mídia social. Muitas marcas criam personagens ou manuais de redação próprios que fazem com que o cliente/internauta enxergue a marca e se identifique com o conteúdo publicado. Em resumo: uma vez identificado o seu público-alvo, vale muito a pena investir no relacionamento e na customização.

 

3. Monte ações específicas para o canal

O Twitter é a plataforma precursora no uso das hashtags e um dos lugares em que, mesmo atualmente, a ferramenta de indexação de conteúdo funciona melhor. Aproveite este gancho para criar ações específicas e tagueie as mesmas. Isso melhora a interação (dica 1), traz aproximação (dica 2) e facilita o monitoramento, como veremos mais adiante.

 

4. Faça uso de vídeos

Nos últimos dias, já vimos que o vídeo está tomando conta da web. Sendo assim, nada mais justo do que estender esta estratégia aos vídeos promovidos do Twitter, conhecido como Twitter Audience Platform. No Twitter, os Vídeos Promovidos na Twitter Audience Platform podem se reproduzir automaticamente no dispositivo de um usuário com conteúdo 100% visível. Com este tipo de mecanismo, é possível estender seu conteúdo para além do Twitter: no Twitter Audience Platform existem botões call-to-action customizáveis que auxiliam na condução do usuário desejado de modo mais eficaz.

 

 5. Monitore tudo

Uma das principais funcionalidades do Twitter é a capacidade de fazer com que o internauta exponha sua opinião, seja positiva ou negativa, relacionando a marca e criando hashtags sobre o assunto. Por isso, faça uso dessa funcionalidade do Twitter para entender seu público: quem, o quê, quando, onde e como falam sobre sua marca. Após entender seu público, é a hora de passar a respondê-lo.

 

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