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3 habilidades de um profissional de mídias sociais

Categorias - Publicado em 04 de Novembro de 2014

Muito se fala sobre as qualificações que um analista de mídias sociais precisa ter para atuar na área. Faz parte do trabalho aprender a usar as ferramentas e testar as novas redes que surgem, porém, pouco se fala nas habilidades que o profissional precisa trazer da vida ou aprender em estágios ou freelas.

São habilidades que farão o trabalho render mais e dar resultados para a empresa e a sua carreira.

Para ajudar você, separei três habilidades que precisei desenvolver nos últimos anos para tornar o meu trabalho melhor.

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1- Entenda de negócios

É primordial saber que tipo de post causa mais engajamento no Facebook, porém,  muitos profissionais que conheci não pensam na importância desse engajamento dentro do objetivo de negócios do cliente.

Vejo páginas com engajamento muito alto mas atingindo o público errado. Quando o cliente deseja gerar lead ou popularizar uma hashtag ele não consegue. Isso ocorre porque o analista fez os fãs se engajarem com o objetivo errado.

Estude mais o negócio do cliente, pesquise mais sobre o seu consumidor, fique atento a fatores externos que podem afetar o seu cliente como, por exemplo, aumento de preços dos fornecedor ou uma crise econômica.

O seu trabalho como social media é, acima de tudo, dar resultados para negócio do seu cliente.

 

2 – Tenha foco na carreira

A dança das cadeiras em empresas de mídias sociais é uma realidade. Tem profissional que não passa 6 meses em um emprego e muda para outra agência.

Vejo profissionais mudando de emprego sem nem ao menos adquirir experiência de mercado em uma função. Isso mostra que você não tem compromisso com a sua própria carreira.

Ninguém é obrigado a ficar em uma empresa, mas é preciso ter muito claro o que você espera dela e deixar isso claro também para os gestores. Eu já mudei de empresa varias vezes e falo de propriedade sobre o tema. Pega muito mal.

Coloque-se ao menos uma meta a ser batida, isso fará muita diferença nas suas experiências de carreira no futuro. As pessoas ganharão confiança no seu trabalho, ninguém contrata profissional que tem fama de abandonar o barco quando quando o bicho pega.

 

3 – Leitura e interpretação de textos

Esta habilidade é essencial para profissionais que pretendem atuar com monitoramento de mídias sociais, mas não significa que os demais não precisarão dela.

O conteúdo textual é muito presente nas mídias sociais. Em uma pastagem no Facebook pode haver mais informações do que o texto apresenta. Ele pode conter uma ironia prejudicial à marca do cliente.

Pode parecer cliché exigir isso de um profissional em pleno 2014, mas na última vez que fui responsável pela seleção de profissionais de mídias sociais pedi que os candidatos enviassem os currículos para um email. O pedido estava no texto que acompanhava a imagem do post no Facebook e ainda sim recebi comentários na postagem perguntando para onde enviar o currículo.

Pura preguiça de ler o texto.

Essa habilidade também é exigida para a leitura e interpretação de gráficos. Existem milhares de infográficos e pesquisas com dados relevantes para a nossa área, mas se não soubermos ler essas informações o conteúdo não servirá de nada.

Essa habilidade você ganhará na mesma proporção que aumenta a sua leitura. Não falo da leitura de blogs e ebooks sobre mídias sociais, isso é parte do trabalho, mas ler apenas esse tipo de conteúdo é como se alimentar só de hambúrguer. Leia os clássicos, leia 50 Tons de Cinza, procure leituras sobre temas que não estão na sua zona de conforto, leia até bula de remédio, mas leia.


 

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José Calazans
Analista de Mídias Sociais na Temple

 

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